Conecte-se com a gente!
Cabula
Rua Silveira Martins, Nº 208C.
71 3384.6471 99233-6905
Brotas
Av. Dom João VI, Nº 997.
71 3023.5940 99639-2095
Pituba
Rua das Hortências, Nº 464.
71 3037.0258 99639-2078

Blog

Como fazer o seu cachorro emagrecer

A maioria de nós, humanos, vive lutando contra a balança e costuma não gostar de ter uns quilinhos a mais. Mas você sabia que os cachorros também não gostam? Nossos cães também não se sentem bem quando estão acima do peso. Por isso, escrevi este artigo: para ajudar você a fazer o seu cachorro emagrecer de um jeito saudável.

Calma, eu sei que não é nada fácil mudar o nosso estilo de vida, imagine conseguir mudar o do nosso pet. Você vai precisar de muita, muita, mas muita paciência mesmo.  Vamos nessa?

Como identificar um cachorro obeso?

Igual como sabemos que uma pessoa está acima do peso: no olhar é bem fácil. Se você perceber que seu cachorro é de uma determinada raça ou porte e que ele é bem diferente dos demais, além de ter menos energia para a idade, cuidado! Seu cachorro está acima do peso ideal para ele.

Meu cachorro engordou porque comeu muito. E agora?

Se o seu cachorro ficou gordinho por que comeu demais, existem várias causas para isso. Será que você não deu ração demais? Será que você ainda dá a mesma ração desde quando ele era um filhotinho? Ou então será que você não tem dado petiscos em excesso para ele?

cachorro que come muito

Petiscos para cachorro

Dar petiscos para o nosso melhor amigo é demais, eu entendo. Nossos pets costumam ficar muito contentes quando oferecemos petiscos a eles. Mas devemos ser muito cautelosos com isso. Os riscos de essa brincadeira acarretar altos níveis de colesterol, diabetes, problemas nas articulações, infecções, doenças de pele são enormes.

petiscos para cachorro

Cachorro obeso? Hora de fazer exercícios!

Fazer um programa de exercícios é o melhor método de fazer o seu cachorro emagrecer de um jeito saudável. Que os cachorros precisam de fazer exercício regularmente, não é segredo para ninguém. Além de melhorar a musculatura, uma rotina de exercícios pode fazer milagres com o metabolismo e, consequentemente, com o peso dele.

Não precisa ter pressa, vamos com calma: comece com poucos minutos ao dia, e depois vá aumentando a frequência e o desafio. Para começar, fazer caminhadas leves é uma boa ideia. Aos poucos, comece a aumentar as distâncias e, com o passar dos dias, aumente a frequência com que ele se exercita.  Quando você perceber que o seu cachorro já está habituado com os exercícios, vale até dar uma corridinha (SEMPRE consultando um veterinário hein!).

Ah, e para ajudar a atingir o objetivo mais rápido e melhor, evite perder tempo, por exemplo: não permita que seu cachorro fique farejando todo mundo, mantenha sempre o ritmo e a atenção dele.

Outra ótima dica é brincar dentro de casa mesmo. Tente jogar os brinquedos favoritos e sempre pedir para que ele sente antes de te devolver. Exercício e truque ao mesmo tempo! E por que não aproveitar essa chance incrível e começar a acompanha-lo durante os exercícios? É uma oportunidade de vocês ganharem qualidade de vida e passarem um tempo muito gostoso juntos. Garanto que você se sentirá muito mais motivado (a) para trabalhar, se exercitar, enfim, para tudo, depois que começar a se exercitar de uma forma saudável e muito, muito, mas muito gostosa junto de quem te ama!

Boa sorte! :)

Escrito por: Carolina Rocha – Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional.

You may also like
7 dicas para se aproximar de um cão com segurança
Como exercitar a inteligência dos cachorros?
Gravidez psicológica canina

Leave a Reply