Conecte-se com a gente!
Cabula
Rua Silveira Martins, Nº 208C.
71 3384.6471 99233-6905
Brotas
Av. Dom João VI, Nº 997.
71 3023.5940 99639-2095
Pituba
Rua das Hortências, Nº 464.
71 3037.0258 99639-2078

Blog

Como exercitar a inteligência dos cachorros?

Pode ser meio difícil de acreditar, mas você pode sim exercitar a inteligência dos cachorros, mudando a filiosogia do cérebro deles. Calma, não é nada do que está parecendo. Você pode fazer com que o cérebro deles cresça e se torne mais eficiente simplesmente por proporcionar experiências que exijam que eles parem e pensem.

Exercitar a inteligência dos cachorros: isso é mesmo possível?

Esse assunto começou a ser pesquisado nos anos 40, por um psicólogo chamado Donald O. Hebb. Ele fez um experimento com suas filhas e com seus ratos de laboratório. Suas filhas brincaram durante um tempo com os ratinhos (como se eles fossem cachorros ou gatos). Obviamente, a vida e o ambiente que esses ratinhos tinham pela casa, era muito mais estimulante e desafiador, do que o ambiente que os ratinhos nas gaiolas tinham (com apenas umas madeirinhas, água e ração) . Quando os ratinhos foram postos para resolver labirintos e quebra cabeças (o equivalente a um teste de inteligência para eles), os que ficaram soltos pela casa estimulados pelo ambiente tiveram resultados muito melhores do que os que ficaram em uma gaiola chata sem nada para estimula-los ou exercitá-los.

Pouco tempo depois desse teste com os ratinhos, Hebb começou a fazer o mesmo experimento com os cachorros. Ele comparou a habilidade de aprender de cachorros que moravam em uma casa com tutores que investiam em estímulos mentais e físicos, com cachorros que estavam em abrigos (com todas as suas barreiras e limitações).  Não surpreendentemente, os cachorros que já viviam em um ambiente estimulante, não somente aprenderam muito mais rápido, mas pareciam ser menos medrosos e consideravelmente menos estressados nas situações teste.

Então estímulo é a palavra chave?

Com o passar dos anos, pesquisadores provaram que exercitar a inteligência dos cachorros influenciava na mudança de comportamento de um cachorro para outro, e que isso tem a ver com a mudança fisiológica do cérebro dos cachorros. O cérebro de um cachorro que vivia em um ambiente complexo e que exigia que ele fizesse escolhas, realmente cresceu. Novas conexões nervosas entre os neurônios já existentes se formaram como resultado desses estímulos. Algumas evidências mostram que é até possível nascerem neurônios novos em áreas específicas do cérebro desses cachorros (áreas relacionadas a memória, aprendizado, organização e comportamento).

Essa mudança positiva no cérebro dos cachorros, expõe o animal a uma variedade enorme de experiências, lugares interessantes e muitas outras coisas ricas para a vida do pet. É melhor ainda quando essas novas experiências são associadas com oportunidades de aprendizado, resolução de problemas e livre investigação por ai. Tudo isso ajuda os cachorros a não somente terem facilidade de aprendizado e a completar tarefas mais complexas, mas também a serem menos emocionais e medrosos.

Como exercitar a inteligência dos cachorros, afinal?

Quer dar ao seu cachorro a vantagem de um cérebro maior e mais trabalhado? O caminho é “simples”: mantenha a mente dele ativa o tempo todo, vale expô-lo a novas experiências, quebra cabeças para resolver e ambientes a serem explorados.

Você pode ficar mudando esses estímulos simplesmente mudando algumas coisinhas na sua rotina. Por exemplo, na hora do passeio, mude a rota, mude o tamanho do passeio, contrate um passeador para ensiná-lo truques e a passear melhor, leve-o para viajar, vá ao shopping com ele… Colocá-lo em situações que ele deve escolher o passo seguinte, também é uma ótima ideia.

cachorro passeando

Para a maioria dos cachorros, usar petiscos como recompensa por ter resolvido um quebra cabeças, vai servir perfeitamente e ainda vai manter a motivação alta. Uma boa maneira de fazer isso é pegar uns brinquedos que você possa enchê-los de comida e deixar que seu cachorro tente tirá-la de lá de dentro.

Se for tudo bem por você, você pode deixar seu cachorro fazer um pouquinho de bagunça (quem não gosta de uma baguncinha, né?). Basta colocar alguns petiscos dentro de um envelope ou tecido velho e permita que seu cachorro destrua aquilo para poder pegar a comida de dentro.

Outra boa dica (essa é perfeita para dias quentes) é amassar algumas frutas ou petiscos de carne mesmo e colocar o brinquedo cheio no congelador. No dia seguinte, você terá um brinquedo com o qual o seu cachorro terá que “trabalhar” por muito mais tempo até ter a sua recompensa – e assim, trabalhando bem mais o seu cérebro.

Muitas outras formas de tornar seu cachorro mais inteligente:

Uma variação do método acima, é transformar a hora do jantar em uma caça ao tesouro. Separe a porção que seu cachorro costuma jantar em pequenas porçõezinhas e espelhe-as pela casa e encoraje o cachorro a procurar por elas. Obviamente, você terá que deixar o jogo bem fácil no começo, mas depois, você ficará livre para esconder a comida onde bem entender.

Na verdade, qualquer tipo de brincadeira “esconde – esconde” que estimule seu cachorro, é válida. Se você tiver alguém em casa para te ajudar, melhor ainda. Uma pessoa pode se esconder e a outra pode encorajar o cachorro a continuar procurando, usando comandos animados, como “Vamos Thor!” ou “Pega, Princesa!”. Assim que o cachorro achar a pessoa escondida, ele deve ganhar um petisco ou um brinquedo como recompensa.

Se o seu cachorro costuma passar um tempo brincando no jardim, você já deve ter percebido que ele demonstra muito mais interesse pela pessoa caminhando e pelo gato do outro lado da rua do que no mesmo brinquedo que ele tem faz 4 anos e que está todo sujo de grama. Por isso, é super importante que você faça uma “makeover” no seu quintal.

Você pode transformar o quintal em um ambiente super interessantecom poucos materiais, basta criatividade. Pendure algumas cordas de um banco até uma árvore ou até a porta de entrada, vale até amarrar uma corda na árvore e colar uma bola na ponta, ele vai adorar. Coloque algumas caixas que sirvam para o cachorro subir ou se esconder dentro, alguns tijolinhos ou tubos de pvc para o cachorro saltar sobre enquanto corre pelo quintal. Uma piscina inflável para crianças também é uma ótima ideia, dá pra encher de água ou areia servem super bem para brincar de pegar e trazer ou para estimular os sentidos durante uma brincadeira.

Generalizando, os cachorros vão achar sempre o que acontece do lado de fora da cerca muito mais interessante do que uma bolinha ou uma caixa. Isso significa que você tem que se empenhar para transformar o ambiente do seu cachorro o mais interessante e estimulante possível – sim, isso significa que você deve sair para brincar com ele, sempre que tiver a chance. Lembre-se que você não quer só melhorar a sua convivência com seu cachorro, você está exercitando a inteligência dele.

Exercitar a inteligência dos cachorros e a dos humanos é quase a mesma coisa!

Sim, o mesmo processo de aprendizado que os cachorros segurem, nós humanos seguimos! Se desafiar com quebra cabeças e vivenciar experiências novas, não vai somente e manter entretido, mas vai exercitar o seu cérebro e, até mesmo, ajudar a prevenir sinais do envelhecimento.

Assim como para os cachorros, coisas simples – como revistas de palavras cruzadas e sudoku, esportes, dança, instrumentos musicais, estudar uma língua nova e, principalmente, dar uma volta por lugares novos com o seu cachorro – ajudam a exercitar o cérebro e nos manter mais atentos.

Todas essas atividades (principalmente passear com o seu cachorro) não vão somente melhorar sua saúde, mas também vão ajudar você e seu pet a exercitar os seus cérebros.

Uma ótima ideia para melhorar a qualidade de vida de vocês dois, além de proporcionar momentos muito gostosos para ambos. Melhorar a vida juntos: isso fará de você e do seu cachorro ainda mais melhores amigos!

Escrito por: Carolina Rocha – Médica veterinária e mestre em comportamento animal pela USP. Fundadora da empresa Pet Anjo que oferece dog walker, pet sitter e hospedagem com qualidade excepcional.

 

http://dicas.petlove.com.br/como-exercitar-a-inteligencia-dos-cachorros/

You may also like
7 dicas para se aproximar de um cão com segurança
Como fazer o seu cachorro emagrecer
Gravidez psicológica canina

Leave a Reply